Permacultura

Introdução a Permacultura

Neste vídeo, baseado no PDC (Permaculture Design Course) concebido por Bill Mollison, Geoff Lawton os levará para o mundo do Design de Permacultura e os apresentará a uma nova forma de olhar e interagir com o mundo.
_______________________________________________


david
A Permacultura foi desenvolvida no início dos anos 70 na Austrália por Bill Mollison e David Holmgren, unindo culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna. A palavra originou-se da expressão “permanent agriculture“, porém hoje, devido a sua maior abrangência, a expressão inicial “agricultura permanente” foi substituída por “cultura permanente”. Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. – Bill Mollison. (Foto acima da esquerda para direita: David Holmgren, Gardel e Susan participando do curso Princípios Avançados de Permacultura em Florianópolis).

Os Fundamentos da Permacultura (619.2 KB em português)
Um resumo dos conceitos e princípios apresentados por David Holmgren no livro “Princípios e Caminhos da Permacultura Além da Sustentabilidade”.

_____________________________________________________________  

LENDAS DO SABER – Permacultura e histórias: cuidando da Terra e das pessoas

banner

Durante o curso “Princípios avançados de Permacultura“, ministrado por David Holmgren em maio de 2007, surgiu a idéia de juntarmos lendas e os princípios propostos em vivências dos mesmos. Tal idéia foi compartilhada e aprovada por David e Su Dennet, já que todos acreditamos que lendas e histórias contadas têm um efeito enorme na formação de valores para as gerações futuras.  Assim nasceu o projeto do livro “LENDAS DO SABER“. Neste um ano, ele tomou corpo, já que, além das lendas e dos princípios, Suzana buscou, no seu lado educadora, desenvolver atividades que fizessem sentido para, mais do que pensar, vivenciar cada princípio. Assim o projeto cresceu! Ao falarmos em lendas, surgiu a parceria com Keila Pavani, psicóloga e terapeuta que ampliou a visão sobre o simbólico em cada história, e também com Gardel Silveira, permacultor que desenvolveu as ilustrações do livro.

Para adquirir exemplares veja nos postos de venda ou peça pelo correio.

Suzana Maringoni (correio): suzana@permacultura.org.br – Escola Autonomia (portaria), e no Quintal da Ilha, ambos na rua Rua Salvatina Feliciana dos Santos – Bairro Itacorubi em Floripa.

_____________________________________________________________

Veja aqui o design do Curupira.

 
Design, em permacultura, é um sistema de composição de diversos elementos estruturais, vegetais, animais e sociais visando a criação de um ambiente integrado para a convivência sustentável de pessoas. Os resultados de um bom design permacultural deverão incluir: estratégias para a utilização da terra sem desperdício ou poluição; sistemas estabelecidos para a produção de alimento saudável, possivelmente com excesso; restauração de paisagens degradadas, resultando na preservação de espécies e habitats, principalmente espécies em perigo de extinção; integração, na propriedade, de todos os organismos vivos em um ambiente de interação e cooperação em ciclos naturais; mínimo consumo de energia; captação e armazenamento de água e nutrientes, a partir do ponto mais alto da propriedade. (Fontes: André Luis Jaeger Soares – PNFC e www.setelombas.com.br)
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________ 
Símbolo da Permacultura: “O Desenho oval representa o ovo da vida; aquela quantidade de vida que não pode ser criada ou destruída, mas que é expressada e emana de todas as coisas vivas. Dentro do ovo está enrolada a serpente do arco-íris, a formadora da terra dos povos aborígines americanos e australianos. Dentro do corpo da serpente está contida a árvore da vida, a qual expressa os padrões gerais das formas de vida. Suas raízes estão na terra e sua copa na chuva, na luz do sol e do vento. O símbolo inteiro, e o ciclo que representa, é dedicado à complexidade da vida no planeta Terra.” Bill Molison.
_____________________________________________________________ 

A Rede Permear integra permacultores e permacultoras de vários estados brasileiros e do Distrito Federal. Nascemos em 2004 para realizar o desejo comum de fazer e pensar Permacultura coletivamente. Nosso maior objetivo é irradiar esta filosofia de trabalho, a partir de nossas experiências individuais e de grupo organizado, como um conjunto de princípios teóricos e práticos que está possibilitando a construção de assentamentos sustentáveis no Brasil e no mundo, estabelecendo uma relação criativa e co-evolutiva entre os seres humanos e a natureza.

 encontropermear3614-10.jpg
Foto acima: encontro da Permear no Sítio Curupira. 
 
Temos como característica propiciar um ambiente de encontro para dar lugar ao impensado, ao novo e à diversão; realizar mutirões para impulsionar as iniciativas individuais; trocar informações, sementes e mudas; multiplicar conhecimentos.Nossa proposta para o crescimento da Rede Permear é fazê-lo acontecer de forma orgânica.
Todo permacultor ou permacultora será bem-vindo(a) ao grupo desde que tenha, como requisito básico, o envolvimento numa atividade ou num projeto que considere o uso da Permacultura, sendo, de preferência, a construção de uma Estação permacultural. A participação na Rede Permear não pode ser virtual, mas pessoal e afetiva.
Para conhecer mais a Rede Permear e Permacultura, acesse: www.permear.org.br
_____________________________________________________________
Cursos e encontros. 
 
klimata000-10.jpg

Curso de Permacultura Design e Consultoria – Klimata, Florianópolis, junho 2003. Realização: Instituto de Permacultura Austro Brasileiro. 

mao-na-massa.jpg

Construção de Zona 1 – São José do Serrito, setembro 2003 – Realização: Instituto de Permacultura Austro Brasileiro.

sisterna-ferro-cimento.jpg

Construção de cisterna para água da chuva.

manha-gelada.jpg

Manhã gelada no Cerrito.

david.jpg

Advanced Permaculture Principles com David Holmgren, Florianópolis, maio de 2007.

ernest-10.jpg

Prática de construção de Horta Sucessional Biodiversa com Ernst Götsch. Setembro de 2007 em Santo Amaro da Imperatriz. 

 

 

 
 
 

 

 

28 thoughts on “Permacultura

  1. Olá amigos
    Sou Design e consultor de empresas… Estou trabalhando em um porjeto de construção de ecovila com os princípios básicos de permacultura. seria muito bom se podessemos trocar idéias….
    em breve enviarei fotos do porcesso de construção
    e alguns recursos aplicados na solução de problemas…
    Abraços
    jaime Lisboa
    Belém – Pará – Amazônia
    jaime@jlisboa.com
    j.lisboa2@gmail.com
    91- 3344-0700 R- 0730

  2. quero saber como se constroi uma cisterna de coleta de água da chuva, qual a capacidade, o custo de construção, quantas pessoas atende e por quanto tempo. obrigado

  3. Recebi indicação para conhecer o trabalho de voces através de minha irmã,sempre gostei de plantar me mexer na terra,quando era criança fiz uma horta bem grande com a ajuda da minha mãe. Hoje moro em uma grande metrópoli mas estou voltando para o interior,me sinto muito so aqui,tive um ploblema sério de saúde a ainda estou me recuperando. Sinto falta de fazer novos amigos e participar de um trabalho voluntário e me sentir ultil novamente. Achei o trabalho de voces muito interesante,espero uma resposta e alguma dica. obrigada.

    • Olá Maria Lúcia tudo bem?
      A vontade de voltar ao campo e de ter uma vida mais simples junto à natureza realmente parece o caminho mais curto para o ser humano conseguir uma mente mais tranqüila, uma vida mais saudável e consequentemente a tão sonhada qualidade de vida. Mas para isso temos que nos preparar, adquirir conhecimentos que há muito foram esquecidos para serem usados no lugar da futilidade tecnológica moderna. Sugiro que você tente fazer algum curso relacionado ao convívio produtivo mais harmônico com a natureza. Cursos à nível de extensão como Agroecologia ou Agricultura Orgânica são oferecidos por órgãos públicos (Epagri, Embrapa…) por um custo bem acessível e de curta duração. Você também pode achar outros cursos como Permacultura, Agricultura Biodinâmica, Sistemas Agroflorestais que são oferecidos por institutos, Ongs ou por ex-alunos experientes. Antes de investir nestes cursos sugiro que você conheça os sítios onde estas práticas são aplicadas, pois elas se diferenciam muito, tanto no investimento inicial como na sua manutenção e tempo de retorno.
      Uma grande abraço, Gardel Silveira.

  4. Preciso de orientação na montagem de aquecimento solar com economia e funcionalidade principalmente para o interior campestre e população carente.

  5. Bom dia Gardel, conheci teu sítio através de um vizinho seu, Itamar, e gostaria de poder conhecer um pouco mais sobre permacultura, pois estou querendo comprar um sítio e implantar o sistema.
    Abraço

    Chico Peixoto

  6. Moro em uma chácara, e administro as minhas águas de uma forma bastante racional. O que está me deixando bastante aflito são o esgoto sanitario e as aguas de limpeza que contem gorduras. Como vi algo na TV que, atraves da permacultura é possivel limparmos estas aguas, gostaria de melhores informações e orientação. Obrigado

    • A melhor maneira de evitar gordura no esgoto é separando o resto de óleo saturado (fritura) em garrafas pet, para posteriormente fazer sabão com este resíduo, se não puder fazer, procure quem faça. Outra solução é diminuir ao máximo este tipo de “alimento” em sua dieta. Use só o necessário, evite frituras e consuma só a quantidade de (óleo/gordura) recomendável pelos nutricionistas. Se aprendermos a cuidar de nosso corpo, naturalmente evitaremos resíduos que prejudicam o meio ambiente.

  7. Eu gostaria muito de uma orientaçao , pois quero fazer um projrto de permacultura no meu sitio. Quando tera nonos cursos. Estou muito interessada em participar. Adorei seu site!

  8. Eu gostaria muito de uma orientaçao , pois quero fazer um projeto de permacultura no meu sitio. Quando tera novos cursos. Estou muito interessada em participar. Adorei seu site!

  9. Olá pessoal, achei muito interessante apredermos de forma consciente o tratamento das nossa águas, preciso fazer um projeto em cima de tratamento de efluentes com raízes e adorei a ideia do tratamento com circulo das bananeiras.Gostaria de saber se podemos fazer-lhes um visita para poder ter melhores informações sobre esse assunto.Moro em São Jose/SC, sou academica do curso de Gestão Ambiental estou na 3º fase .Parabéns pelo site e pelas práticas ecologicamente correta se cada um pensar que o “MEIO AMBIENTE” é nossa vida , aprederíamos a viver melhor . Preservar sempre, vamos passar essa ideia cada vez mais longe.Um grande abraço ,Graziele.

  10. Olá pessoal,Parabéns!
    Estou bastante feliz com o projeto de vocês, uma forma consciente de lidar com o meio ambiente.
    Moro em Morungaba/SP com minha família, trabalhamos com argila/cerâmica, fazemos esculturas e replicas do barroco mineiro; casas e igrejas esculpidas à mão e estamos construindo uma casa para a família, quero saber se é possível conhecer o Sítio Curupira e aprender algo mais ( sobre permacultura) que podemos colocar na construção.

    Grato à todos,
    Fraterno abraço,
    Dion Garcia

  11. Oi, moro em Florianópolis, praia do Matadeiro, vou comprar uma terra e gostaria de usar a permacultura,gostaria de orientação ,saber de cursos , etc…

  12. Olá! Sou a Mariana, conheci a permacultura no ano passado e fiquei totalmente encantada pelo potencial transformador, tanto ambientalmente quanto socialmente falando….! Faço ciências sociais na usp, e tranquei a faculdade este semestre para mergulhar num estudo intensivo de permacultura e agroecologia na prática, morando mesmo em uma ecovila ou ecocentro!

    Percebi que o no Sul existem muitas iniciativas sérias rolando, e achei uma boa região para começar!

    Escrevi para a Suzana Maringoni, do Yvyporã, e ela me indicou o sítio de vcs como um lugar bem sério, onde eu poderia aprender muito! Olhei o site e fiquei muito animada!!

    Queria saber se vcs fazem algum esquema de voluntariado, em que eu possa trocar trabalho por conhecimentos, se possível, morando aí no sítio com vcs.

    Senão, posso visitá-los? Vcs oferecem cursos de baixo custo? E ainda, sabem algum lugar bem legal em que essa minha proposta possa ser realizada? (não precisa ser necessariamente no Sul, qualquer dica é bem vinda, até porque não sei se a escolha de começar pelo Sul é realmente boa, estou pesquisando).

    Queria que fosse um semestre o mais produtivo possível, com muito muito aprendizado, pois pretendo aliar o conhecimento da permacultura ao das ciências sociais, trabalhando nas questões socioambientais que estão enraízadas na nossa sociedade. E claro, ter o conhecimento para a minha própria vida! Mas para isso, preciso ir nos lugares certos…sempre bom pegar referências e dicas!

    Desde já, muito obrigada! Um beijo, Mari.

    • Olá Mariana.
      Muito legal o seu projeto, parabéns!
      Neste ano não estamos recebendo voluntários/estagiários aqui no sítio, somente visitas rápidas de segunda a sexta-feira no turno da tarde. Caso queira fazer uma visita envie um e-mail que acertaremos os detalhes para o encontro.
      Att. Gardel Silveira

  13. boa tarde, meu nome é ana. gostaria de uma informação sobre a construção de superadobe. a terra é qualquer terra ou precisa ser argila?se eu usar a terra do terreno vou acabar fazendo um buraco? tenho que comprar terra para colocar nos sacos? tem que molhar a terra antes de colocar em sacos? sobre as primeiras camadas no chão deve-se colocar cimento e areia ou qual mistura com o cimento? porque se for só o cimento e areia quando retirar o saco vai se desfazer… a não ser que molhe, não sei. posso colocar brita na mistura das primeiras camadas? sobre os encanamentos de água e eletricidade onde coloco? onde consigo um engenheiro que entenda sobre esta técnica? aqui na minha cidade não tem.,,,favor, se puderem me esclarecer estas informações ficaria muito grata, estou pensando em construir com superadobe.

  14. Ola! Mi nombre es Jeronimo y soy de Argentina. En este momento estoy recorriendo Brazil con mi hermana, su hija y su namorado. Nosotros llevamos una vida sana y simple. En buenos aires participamos de una construccion en adobe y quedamos muy contentos. Tenemos muchas ganas de seguir aprendiendo y conocer lugares donde practiquen permacultura. Quisieramos trabajar como voluntarios en alguno de sus proyectos o ir a conocerlos. Si no llega a ser posible espero que me puedan recomendar algun otro lugar donde si se pueda. Espero que puedan entender mi español ya que mi portugues es muy basico! Les mando un saludo y espero podamos vernos pronto!
    Jeronimo

  15. Oi, tudo bem?
    Sou de Minas Gerais. Tenho um terreno pequeno, um hectare. Ainda não fiz nada nele. Ele não tem nenhuma nascente. Gostaria de saber se vocês acham que é possível fazer um pequeno lago para peixes utilizando a água de um poço perfurado. Tem como fazer uma bomba sem gasto alto de combustível? Fazendo reservatórios de água da chuva eu conseguiria abastecê-lo?
    Agradeço a atenção.

  16. Sou de Extrema MG, quero fazer um curso de permacultura para aplicar na escola onde trabalho. Alguém pode me indicar um local próximo, estou a 100 KM de São paulo.
    Gratidão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s